18 novembro 2011

Jacinta e o Tricô


Neste último ano lectivo (2010/2011), na sequência das aulas de apoio especial, e com a dedicada ajuda das professoras, a Jacinta aprendeu a fazer tricô.
Inicialmente, não acreditamos que fosse possível mas, passado algum tempo depois de recebida a notícia, a Jacinta apareceu em casa com um cachecol ao pescoço. Foi a prova que faltava!!
Começamos a comprar-lhe agulhas e lã matizada para ver o que era capaz de fazer. Começaram a surgir cachecóis cada vez mais perfeitos, que com orgulho aquecerão o pescoço das irmãs no frio inverno. E não foram apenas cachecóis, também fez uma bolsa e o mais surpreendente foi uma camisola que fez sob orientação da mãe.
Todo este trabalho incansável da Jacinta pode ser visto através do vídeo.


Cada vez mais, ter uma dificuldade não é um impedimento para ser-se parte integrante da sociedade. E cada sorriso de satisfação da Jacinta, a fazer mais um cachecol, é como um remédio para o dia-a-dia!!

“Façam o favor de ser felizes” (Raul Solnado)

16 novembro 2011

Ser útil

.....No decorrer deste último ano, a Jacinta tem vindo a desenvolver muitos trabalhos artesanais. Pois é, uma simples criança autista teve a capacidade de aprender a fazer aquilo a que chamamos tapeçaria em trapilho.
.....A força de vontade e a necessidade de se sentir útil fez com que a Jacinta tivesse garra de com uma simples rede de esmirna encaixar, um a um, todos os bocadinhos de trapilho, até formar um tapete. E não foi só um que fez, pois tomou-lhe o gosto e fez outro. Claro que o apoio das professoras foi muito importante, pois o seu olhar atento não deixava que a Jacinta perdesse o ânimo ou falhasse um ponto.

.

Hoje temos a prova que todos somos iguais, apesar das nossas diferenças, e que as crianças autistas escondem dentro delas um pequeno génio!!