03 fevereiro 2009

Autismo e Música

.
.
Entrar no mundo dos autistas é como entrar dentro do mundo da música.
Á medida que conhecemos mais a música, aprofundamos e ouvimos, mais vontade temos de perceber a sua lógica, o seu desenvolvimento e origem. Mesmo sem saber partitura ou sem nunca tocar um instrumento ou cantar uma música, conseguimos perceber que se trata de música.
Perceber o autismo também é assim.
Quando se tenta entrar no mundo dos autistas, na primeira sequência de ritmos que vemos, percebemos se estamos diante de uma pessoa autista ou não.
Descobrir o autismo ainda nas primeiras notas, sem ter que ouvir a maioria da música é fundamental para que os pais e os profissionais cuidem melhor desses tesouros musicais, sim, porque as crianças autistas são tesouros musicais que não cantam, mas encantam… encantam por não sabermos que notas são aquelas. Apenas sabemos que as notas existem e isso basta… Só alguns percebem que essas notas musicais silenciosas e desconhecidas fazem parte e compõem a orquestra perfeita do universo.
Mas como podemos saber a razão dessas notas musicais silenciosas se também não sabemos a razão das nossas notas musicais gritantes?!?
Dá que pensar!!!
.
.

2 comentários:

  1. muito giro
    apreciar um mundo diferente tão proximo de nós mesmos.

    ResponderEliminar
  2. Realmente... Que AMOR GRANDE E INCONDICIONAL...

    E que mundo fascinante esse! Musica, pintura, arte que muitos inventam ter e estas pessoas têm como dizes a correr no sangue.
    A ti mana dela, desejo-te as maiores felicidades, muita sorte e as minhas maiores felicitaçoes por estares a desenvolver um belissimo trabalho como este que tens em mãos.

    Um grande Beijinho para ti para a tua mana e para toda a tua familia que é maravilhosa e exemplar no modo como estão a abordar esta situação que noutro contexto familiar seria tão complicado.

    Muitos Parabéns

    Carina Teixeira

    ResponderEliminar